O que é Leuconíquia - Causas e Tratamentos

O que é, Leuconíquia, Causas, Tratamentos, mancha, branca, unha

O que é Leuconíquia – Causas e Tratamentos - Muito comuns na maioria da população, a descoloração nas unhas, não costuma oferecer grande relevância clínica.

Esse problema também conhecido em termos médicos como leuconíquia,
são um problema muito comum, que na maioria dos casos, não causam nenhum problema grave na saúde. Normalmente, as manchas nas unhas desaparecem sozinhas, sem necessitar de nenhum tipo de tratamento.


O que é Leuconíquia

É algo completamente inofensivo, não apresenta nenhum sintoma e não desenvolve nenhum outro tipo de problema. A leuconíquia não é uma doença propriamente dita, é somente um sintoma que indica uma desordem na matriz da unha.

Existem vários tipos de leuconíquia, elas são separadas de acordo com a forma da mancha branca nas unhas. Nas fotos pode-se ver algumas manchas mais comuns.
Punctata - É a forma mais conhecida e apresenta um ou mais pontos brancos na unha.
Estriada: Também relativamente comum apresenta faixas brancas e curtas ao longo da unha.

Ainda existem outras formas de leuconíquia, como:

  • Total
  • Parcial
  • Transversal
Porém, esses formatos são menos comuns.
Senão todas, a grande maioria das pessoas já observaram uma ou mais manchas brancas na unha. Na maior parte dos casos, a mancha aparece e desaparece sem que a pessoa perceba. A leuconíquia só deve causar alguma preocupação se começar a surgir com uma frequência muito grande e se for acompanhada de outros sintomas, o que pode sugerir alguma doença secundária.
As descolorações por Leuconíquia são muito comuns em crianças porque eles estão sempre machucando os dedos, e também aparecem naqueles que mordem as unhas. Em geral, eles são mais frequentes em vários dedos e um ou dois dedos do pé.

Estes sintomas desaparecem após cerca de oito semanas que é o tempo que leva para crescer uma unha (mais no caso dos pés).

Lembre-se que a pele, cabelo e unhas estão constantemente se renovando e, para isso, precisam de uma fonte contínua de nutrientes. Sabe-se que o deficit de certas substâncias na dieta provoca alterações em seu crescimento e aparência.


Causas 


Na maioria das vezes a causa mais comum dos casos, as manchas brancas nas unhas aparecem por pequenas feridas ou golpes, também por mordidas, bater a porta no dedo ou excesso de força usada na unha pela manicure. Normalmente as lesões acontecem na matriz da unha, parte onde ela se nasce. Entretanto na maioria dos casos, as manchas brancas na unha aparecem espontaneamente, sem que o paciente se lembre de algum golpe recente.
Estes golpes ocorrem em unhas enfraquecidas pelo uso de detergentes ou
outras substâncias agressivas (esta causa é improvável nas crianças) ou por falta da ingestão de certos nutrientes relacionados a um nascimento correto e desenvolvimento das unhas. 

É o caso do zinco, do ferro, ou da vitamina B6, cuja a deficiência na nutrição causaria alguma fraqueza nas unhas e as manchas brancas aparecem mais facilmente após o traumatismo.
As leuconíquias estriadas e punctatas são as mais comuns e não indicam nenhuma doença, na maioria das vezes. Nas mulheres, as manchas brancas na unha podem surgem por causa das variações hormonais ao longo do período menstrual ou por reações ao esmalte.
A leuconíquia total costuma ser genética, uma herança autossômica dominante. Em alguns casos, a leuconíquia total pode ser aparecer ao longo da vida, está relacionada a algumas doenças como vitiligo, síndrome nefrótica, hanseníase ou por efeito colateral aos antibióticos da classe das sulfonamidas, como o Bactrim, por exemplo.
A leuconíquia transversal costuma surgir por algumas condições, como efeito colateral de quimioterapia, cirrose hepática, febre alta, tuberculose ou intoxicação por arsênio.


O que é, Leuconíquia, Causas, Tratamentos, Manchas, Brancas, Unhas

LEIA TAMBÉM  


As manchas brancas podem ser um sinal de doença, comumente elas dificilmente são. Se você tem leuconíquia, mas não apresenta nenhuma outra doença conhecida e não tem nenhum outro sinal ou sintoma, não é necessário preocupar-se, essas manchas são clinicamente insignificantes.
Em determinadas situações a micose na unha, também chamada de onicomicose, as manchas brancas podem aparecer. Porém, essas manchas são disformes e costuma ter outras lesões da unha e não costumam se parecer com as formas mais comuns de leuconíquia.
Mas eles também podem ser devido a outras origens com algum significado clínico, como:

  • síndromes hereditárias
  • psoríase, nefrite
  • úlcera péptica
  • colelitíase
  • colite ulcerosa


Tratamento

A leuconíquia não é uma doença e não necessita de nenhum tratamento específico. Na grande maioria dos casos essas manchas nas unhas irão desaparecer naturalmente com o passar tempo.
Se você tem a sua saúde em dia, sua unha tem uma boa aparência e costuma apresentar manchas brancas sem outras problemas, não é necessário buscar um médico. E não será necessário fazer exames para diagnosticar as doenças citadas. De forma geral, a leuconíquia é somente um dos muitos sinais que se apresentam. Jamais se suspeitará de doenças como cirrose, tuberculose ou outras enfermidades somente pelas manchas nas unhas.

→→→→→→→→
O que é Leuconíquia - Causas e Tratamentos O que é Leuconíquia - Causas e Tratamentos Reviewed by Folhetos e Propositos on 23:27 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.